Mastopexia

Mastopexia é uma intervenção cirúrgica destinada a remodelar e/ou reduzir o volume, forma e posição das mamas, com recurso a tecidos da própria mama ou a próteses de gel de silicone.

Além de melhorar a forma e recolocar a mama numa posição correcta, e eventualmente reduzir o volume, a mastopexia pode determinar um incremento significativo do conforto no dia-a-dia, aparência geral e autoconfiança.

A cirurgia é efectuada em ambiente hospitalar, implicando um internamento que varia entre umas horas (ambulatório) a cerca de 1 dia.

A mastopexia é de modo geral muito segura, com uma taxa mínima de complicações; o lado menos positivo desta cirurgia é o das inevitáveis cicatrizes, que vão de periareolares com extensão vertical ao padrão de “T invertido”.

As complicações comuns a todo e qualquer tipo de cirurgia podem eventualmente ocorrer, apesar de todos os cuidados dispensados pela equipe cirúrgica. É normal em todas as mulheres algum grau de assimetria mamária; geralmente é possível criar uma simetria inexistente, embora persista por vezes algum grau de assimetria, menos pronunciada que a original.

Em casos de marcada ptose pode ocorrer perda ( parcial ou completa ) do complexo areolomamilar, que se resolve
sem recurso a cirurgias “major”; alteração da sensibilidade do complexo areolomamilar é frequente, dependendo da técnica cirúrgica de do grau de hipertrofia/ptose pré-existente; também frequente é algum atraso de cicatrização na zona de junção das cicatrizes do padrão “T invertido”.

A dimensão das cicatrizes resultantes dependem do grau de hipertrofia e ptose, com relação proporcionalmente directa; em ultima análise a qualidade das cicatrizes depende de factores individuais de cicatrização. Se necessário, quando o processo de cicatrização se encontrar estabilizado, é possível efectuar uma “revisão de cicatrizes”.

O aleitamento materno após cirurgia é possível embora por nós desaconselhado. As expectativas devem ser reais e discutidas previamente à cirurgia, tendo sempre em conta que o que se pretende é em ultima análise uma melhoria estética e não a “perfeição”.

Mastopexia | CM Clínicas