Acne, Couperouse e Manchas

Acne é uma doença inflamatória da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormonas sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.

Por vezes os poros ficam infectados provocando o aparecimento de bolhas cheias de pus. Normalmente o paciente acaba por  “coçar e espremer” as tão indesejadas borbulhas causando o agravamento da infecção e podendo deixar cicatrizes ou manchas.

A acne é caracterizada pelo aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do foliculo, obstruindo o poro da pele. Isto impede a saída de sebo pelo orifício. O acúmulo de sebo liberta algumas substâncias que irritam a pele, causando inflamação, e é um meio propício para as bactérias se desenvolverem.

As lesões da acne surgem, na maioria dos casos, no rosto. Surgem também, com menor frequência, nas costas, peito, ombros e braços.

A acne, conforme o tipo das lesões, pode causar cicatrizes em alguns casos, e é esta a sua única consequência visível a longo prazo. Suas consequências mais preocupantes são, na verdade as psicológicas. Ocorre, conforme o grau, grande redução da auto-estima, vergonha de sair de casa e depressão. O pior é que a acne geralmente aparece na adolescência, quando as pessoas tendem a ser mais inseguras socialmente.

Existem muitos produtos no mercado para tratar a acne.
Contudo, uma combinação de tratamentos pode reduzir muito a gravidade da acne na maioria dos casos.

Os tratamentos que são mais efectivos devem ser acompanhados de perto por um médico.

Acne, Couperouse e Manchas | CM Clínicas